SOBRE A REVISTA ENTENDENDO O CÂNCER

Essa revista digital tem o foco no esclarecimento do paciente e da população em geral, em relação a descoberta, causas, e os tratamentos do câncer. O leitor terá nestas páginas um método de autoconhecimento para entender mais sobre a doença.

É importante oportunizar informações científicas para que, tanto o paciente como seus familiares ou interessados no assunto, possam compreender e usar todas as ferramentas possíveis para lutar e vencer o câncer. Por isso trataremos de elementos que vão complementar muitas das dúvidas dos pacientes e dos interessados sobre a doença.

Para manter um fluxo relevante de informações sobre o câncer, publicaremos artigos com periodicidade semanal.

Nossa pesquisa

Scaffolds

Estudamos como arcabouços tridimensionais podem atuar no suporte para manter Células Tronco Mesenquimais. A sobrevivência e proliferação dessas células tronco são importantes para a regeneração óssea e suporte para crescimento e proliferação de Células Tronco Hematopoiéticas.

Terapia gênica

A terapia gênica usando Células Tronco Mesenquimais modificadas geneticamente, é um importante recurso no transplante alogênico de Células Tronco Hematopoéticas aumentando a sua integração no hospedeiro no tratamento do câncer.

Interesses

  • Regeneração de tecidos

A utilização de células tronco para a regeneração de lesões e sua aplicação clínica, com o conhecimento de bioengenharia de tecidos, possibilita a melhor incorporação das células na lesão facilitando sua ação terapêutica.

 

  • Transplante de células hematopoiéticas

O transplante de células hematopoéticas é um procedimento clínico importante para a recuperação do paciente em diversos tipos de neoplasias, assim como em doenças autoimunes e aplasia da medula óssea. Pretendemos desenvolver novas tecnologias para tornar o procedimento mais seguro e efetivo.

  • Esclarecimento para o paciente oncológico

O conhecimento adequado para o paciente com câncer é muito importante. Muitas informações são obtidas pelos pacientes de fontes não cientificas ou médicas. Muitas vezes são informações transmitidas por meio de um “conhecimento popular”, e frequentemente equivocadas. Estas informações difundidas na população são muitas vezes cheias de mitos e acabem trazendo mais dúvidas que certezas. Pretendemos difundir conhecimento, baseado em informações científicas e precisas, tanto para os pacientes como para seus familiares, esclarece dúvidas.

Pretendemos manter um canal de comunicação aberto onde os pacientes possam também contar um pouco de suas histórias e ajudar outras pessoas que estejam passando pela doença.