top of page
sugar-3057660_1920.jpg
Açúcar e câncer

BY MARCIO ALVAREZ-SILVA

Existe sempre discussões sobre o fato de o uso do açúcar causar ou estimular o crescimento de tumores malignos.

​

Em primeiro lugar é importante destacar que o açúcar, ou sacarose, que comumente usamos para adoçar os alimentos não é um elemento classificado como um composto carcinogênico (substância química capaz de induzir a formação de tumores malignos). Nunca foi comprovado qualquer tipo de relação neste sentido.

​

Portanto é uma afirmação irresponsável admitir que a sacarose passa de algum modo induzir a formação de tumores.

​

A luz da ciência, a sacarose não causa o surgimento do câncer.

Início Formação monitorização contínua d

Quando o câncer se instaura no paciente, poderia a sacarose induzir o aumento do tumor?

​

Não, isso não é possível.

Os tumores são sistemas complexos, onde seu crescimento depende de novos vasos sanguíneos se formando com o crescimento de uma massa celular maligna.

​

A energia utilizada para o crescimento do tumor não deriva diretamente do consumo do açúcar, mas de vários processos metabólicos no paciente, já que sua homeostase fica completamente alterada.

​

A energia para o crescimento das células malignas pode vir do catabolismo dos carboidratos e das reservas lipídicas ou do tecido muscular do paciente. Essa condição se observa principalmente nos pacientes com malignidade em estado avançado e é conhecida como Síndrome da Anorexia-Caquexia (SAC), que além da expressiva perda de peso também resulta em anemia, astenia, alterações metabólicas e queda da imunidade.

​

O fato de o paciente usar açúcar não vai influenciar no desenvolvimento da SAC, pois é uma condição resultante do crescimento do tumor no paciente.

​

Por isso não existe qualquer correlação do uso de açúcar no desenvolvimento ou evolução de tumores. Inclusive se preconiza uma alimentação mais calórica e com o uso de nutrientes particulares, como os ácidos graxos polinsaturados, glutamina e arginina, aliada aos medicamentos para diminuir a SAC.

​

Essa avaliação sempre deve ser conduzida junto com o corpo clínico que avaliará o balanço nutricional adequado para o paciente.

​

O açúcar (sacarose) não tem qualquer relação com a formação ou crescimento de tumores. 

 

Isso faz parte de um mito em relação ao câncer.

 

É ainda uma doença que tem muitas informações enganosas e equivocadas.

​

Sinta-se livre para comentar ou tirar qualquer dúvida.

This article was published in Understanding Cancer magazine, April 15, 2019.

bottom of page