sugar-3057660_1920.jpg
Açúcar e câncer

BY MARCIO ALVAREZ-SILVA

Existe sempre discussões sobre o fato de o uso do açúcar causar ou estimular o crescimento de tumores malignos.

Em primeiro lugar é importante destacar que o açúcar, ou sacarose, que comumente usamos para adoçar os alimentos não é um elemento classificado como um composto carcinogênico (substância química capaz de induzir a formação de tumores malignos). Nunca foi comprovado qualquer tipo de relação neste sentido.

Portanto é uma afirmação irresponsável admitir que a sacarose passa de algum modo induzir a formação de tumores.

A luz da ciência, a sacarose não causa o surgimento do câncer.

Início Formação monitorização contínua d

Quando o câncer se instaura no paciente, poderia a sacarose induzir o aumento do tumor?

Não, isso não é possível.

Os tumores são sistemas complexos, onde seu crescimento depende de novos vasos sanguíneos se formando com o crescimento de uma massa celular maligna.

A energia utilizada para o crescimento do tumor não deriva diretamente do consumo do açúcar, mas de vários processos metabólicos no paciente, já que sua homeostase fica completamente alterada.

A energia para o crescimento das células malignas pode vir do catabolismo dos carboidratos e das reservas lipídicas ou do tecido muscular do paciente. Essa condição se observa principalmente nos pacientes com malignidade em estado avançado e é conhecida como Síndrome da Anorexia-Caquexia (SAC), que além da expressiva perda de peso também resulta em anemia, astenia, alterações metabólicas e queda da imunidade.

O fato de o paciente usar açúcar não vai influenciar no desenvolvimento da SAC, pois é uma condição resultante do crescimento do tumor no paciente.

Por isso não existe qualquer correlação do uso de açúcar no desenvolvimento ou evolução de tumores. Inclusive se preconiza uma alimentação mais calórica e com o uso de nutrientes particulares, como os ácidos graxos polinsaturados, glutamina e arginina, aliada aos medicamentos para diminuir a SAC.

Essa avaliação sempre deve ser conduzida junto com o corpo clínico que avaliará o balanço nutricional adequado para o paciente.

O açúcar (sacarose) não tem qualquer relação com a formação ou crescimento de tumores. 

 

Isso faz parte de um mito em relação ao câncer.

 

É ainda uma doença que tem muitas informações enganosas e equivocadas.

Sinta-se livre para comentar ou tirar qualquer dúvida.

This article was published in Understanding Cancer magazine, April 15, 2019.